CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATENDIMENTO COM PLANTÃO HOSPITALAR E PROGRAMA MELHOR EM CASA!

No programa Amontada Ativa deste sábado, dia 06 de abril, vamos realizar uma entrevista ao vivo com o Diretor do Hospital Municipal, Benecdito Canholi, e com o Médico do Programa Melhor em Casa, Jecivaldo Cruz.

A Prefeitura de Amontada atualiza e divulga os números de atendimentos no Plantão Hospitalar e no Programa Melhor em Casa, ampliando a qualidade e a transparência pública em saúde no município.

| PLANTÃO HOSPITALAR |

O Hospital Municipal realizou um total de 9 mil e 629 atendimentos médicos pelo plantão hospitalar no último quadrimestre de 2023.

Neste período, além das consultas médicas, foram realizadas 11 mil e 864 injeções, 10 mil e 776 verificações de sinais vitais, 5 mil e 42 triagens de enfermagem, 1 mil e 41 raio-x, 603 eletrocardiogramas, 459 transferências, 268 curativos, 160 suturas, 92 internamentos (clínico e obstétrico) e 27 partos normais.

| MELHOR EM CASA |

Amontada conta com o Programa Melhor em Casa que leva segurança hospitalar para o conforto das famílias, com atendimento em domicílio para os pacientes que não podem se deslocar para Hospitais ou para Unidades de Saúde.

O Programa Melhor em Casa realizou um total de 1 mil e 365 atendimentos entre os meses de setembro e dezembro de 2023, com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais como médico, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem.

| REDE DE CUIDADO |

A saúde de Amontada conta com atendimento em Atenção Básica, Centro de Atendimento Psicossocial, Programa Melhor em Casa, Plantão Hospitalar e Centro de Especialidades, fortalecendo ao longo dos últimos 3 anos uma rede de cuidado para todas as famílias.

Neste sábado vamos destacar os números de atendimentos no Plantão Hospitalar e no Programa Melhor em Casa, trazendo experiências do contato direto entre os profissionais da saúde com a população de Amontada.

| AMONTADA ATIVA |

Fique por dentro destas e de outras notícias todo sábado de 9 às 10 h da manhã no programa Amontada Ativa.

Nossa programação é transmitida por quatro emissoras: Líder FM, São Bento FM, Aracatiaçu FM e Contente FM.

Agora também pelo Youtube Oficial da Prefeitura Municipal de Amontada. Segue o link: https://youtube.com/live/3NFxSGgiLXU?feature=share

Ficaremos ligados na programação desta semana trazendo novidades em obras e políticas públicas pelo rádio e pelas redes sociais.

#Saúde 26/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Combate a arboviroses em Amontada: Trabalhando incansavelmente para proteger nossa comunidade.

O Setor de Endemias de Amontada desempenha um papel fundamental no combate às doenças transmitidas por vetores, contando com uma equipe dedicada de 20 servidores, dos quais 12 estão atualmente engajados na campanha contra as Arboviroses, incluindo Dengue, Zika e Chikungunya. Nossas ações visam evitar a proliferação do Aedes aegypti em toda a cidade, abordando múltiplas frentes de atuação.

Ações em destaque:

- Visitas Domiciliares Diárias: Realizamos visitas diárias em domicílios para acompanhar de perto a situação e fornecer informações sobre a prevenção das arboviroses. Durante essas visitas, identificamos e eliminamos possíveis focos do mosquito, garantindo uma abordagem personalizada e eficaz.

- Vistoria Completa na Sede do Município: Todos os imóveis da sede do município são minuciosamente vistoriados para identificar e eliminar criadouros do Aedes aegypti, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos os moradores.

- Programa de Saúde na Escola (PSE): Por meio do PSE, levamos informações e orientações sobre o combate às arboviroses aos alunos da rede pública municipal, educando e conscientizando as futuras gerações sobre a importância da prevenção.

- Borrifação em Casos Positivos: Quando identificados casos positivos de alguma das arboviroses, realizamos a borrifação de locais específicos para eliminar os mosquitos, interrompendo assim a transmissão da doença.

- Acompanhamento de Pacientes Positivos: Realizamos visitas às residências dos pacientes diagnosticados com arboviroses para investigar a origem da doença e prevenir novos casos. Até o momento, em 2024, o município não registrou nenhum caso positivo.

Com dedicação e trabalho conjunto, o Setor de Endemias está comprometido em manter nossa cidade livre das arboviroses. A colaboração de cada morador é fundamental para o sucesso das ações preventivas. Juntos, podemos proteger nossa comunidade e garantir um ambiente saudável, reduzindo a incidência da doença em nosso município.

#Saúde 23/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO SERTÃO AO LITORAL.

Prefeitura de Amontada realiza ampliação dos poços profundos, chafarizes e sistemas de abastecimento, com mais de 4 milhões investidos para fornecer água de qualidade às famílias de nosso município.

Em parcerias realizadas com a Superintedência de Obras Hídricas - SOHIDRA, e a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, a Prefeitura vem beneficiando as famílias que sofriam com escassez de água no município, trazendo esperança em recursos hídricos.

| ENTREVISTA |

No programa Amontada Ativa deste sábado, dia 25 de novembro, vamos falar sobre o tema "Abastecimento de Água do Sertão ao Litoral".

Na entrevista ao vivo vamos conversar com o Secretário de Agricultura e Pesca, Cláudio Neto, e com o Diretor do SAAE, Dui Santos.

No bate papo nossos convidados vão nos informar acerca da ampliação dos poços profundos, chafarizes e sistemas de abastecimento de água realizados em conjunto com o Programa de Saneamento Brasil Rural e com o Projeto São José.

| DESENVOLVIMENTO |

A população é beneficiada com as instalações de poços e chararizes em mais de 50 localidades. Cada poço recebe um investimento de R$ 80 mil em média, a partir do estudo dos locais até a instalação de chafarizes e sistemas.

Após as instalações as equipes do SAAE realizam suporte técnico para garantir o funcionamento adequado dos chafarizes e sistemas, proporcionam a prevenção e a manutenção, e fornecem orientação sobre a qualidade e uso correto das águas.

Pensando no desenvolvimento das famílias agrícolas, a gestão realiza também investimento em reservatórios de água através do projeto Águas para o Sertão.

| AMONTADA ATIVA |

Fique por dentro destas e de outras notícias todo sábado de 9 às 10 h da manhã no programa Amontada Ativa.

Nossa programação é transmitida por quatro emissoras: Líder FM, São Bento FM, Aracatiaçu FM e Contente FM. Agora também pelo Youtube Oficial da Prefeitura Municipal de Amontada.

Ficaremos ligados na programação desta semana trazendo novidades em obras e políticas públicas pelo rádio e pelas redes sociais.

#Saúde 23/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Encerramento da 2ª Semana da Enfermagem em Amontada

Na última sexta-feira (19), no Amo Fest, a Secretaria de Saúde realizou o encerramento da 2ª Semana da Enfermagem.

O evento voltado para os profissionais de enfermagem, como forma de prestigiar os trabalhadores dessa área, contou com música ao vivo, sorteios e um farto jantar.

Para o prefeito Flávio Filho, a programação da Semana da Enfermagem, foi uma forma de reconhecimento à atuação dos trabalhadores. "São pessoas que desempenham um papel crucial no cuidado e na recuperação dos pacientes. Essas atividades buscaram, portanto, homenageá-los, engajá-los, incentivando momentos de pertencimento", afirma.

#Saúde 16/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Cerimônia da Lâmpada marcou a abertura da Semana de Enfermagem da Prefeitura de Amontada

A cerimônia que é um ritual que simboliza o compromisso dos futuros profissionais de enfermagem, de manterem acessa a chama da busca constante pelo conhecimento, e a responsabilidade de acolher e cuidar do ser humano, foi conduzida pela Secretaria de Saúde.

Na noite de ontem, 15, a enfermeira Mônica Barroso, representou Florence Nightingale, a enfermeira que foi para a Guerra da Crimeia (1853 - 1856) e entrou para a história. Em meio ao caos, Florence desenvolveu procedimentos de higiene e cuidados básicos que reduziram significativamente o índice de mortalidade entre os feridos da guerra. Todas as noites, ela percorria os leitos dos feridos e por isso era chamada a "Dama da Lâmpada".

A programação foi enriquecida com uma apresentação da "Linha do Tempo" contando a história desses profissionais da saúde no município de Amontada. Diversas autoridades participaram do evento, onde presenciaram a fala do prefeito garantindo o cumprimento, assim que possível, da última conquista da categoria, que é o pagamento do piso salarial para profissionais da Enfermagem.

No decorrer da semana, serão realizadas ações nos equipamentos de saúde para celebrar a data. Já no dia 20, ocorrerá o encerramento da Semana da Enfermagem, com homenagens aos colaboradores.

#Saúde 28/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Amontada, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde promoveu hoje (28), a 7ª Conferência Municipal de Saúde, nas dependências do Salão Paroquial da Sede de Amontada.

A Conferência Municipal de Saúde teve como finalidade a promoção de amplo debate, aberto, democrático, construtivo e respeitoso do fortalecimento da Atenção em Saúde, elaborando e deliberando sobre políticas da saúde de âmbito municipal, estadual e federal objetivando reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) garantido na Constituição Federal e teve como Tema Central: "Garantir direitos e defender a vida e a Democracia: amanhä vai ser outro dia".

A conferencista, Secretária de Saúde de Itapipoca, Dra. Georgina Machado usou seu tempo de fala de forma clara e esperançosa em relação a saúde como um todo e foi ouvida e aplaudida por todos, inclusive pelos componentes da mesa (Chefe de Gabinete Narcélio Almeida, Secretário de Saúde Felipe Jacinto, Procurador de Amontada Jackson Bezerra da Costa, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Nuno Pedrosa, Coordenadora da Conferência Adriana Couto).

Ao dividirem as pessoas participantes em eixos: 1. O Brasil que temos. O Brasil que queremos; 2. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; 3. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e 4. Amanhã será outro dia para todos, todas e todes; foram abordados diversos assuntos relacionados à saúde pública, como políticas públicas, financiamento, gestão, participação social, controle social, entre outros.

O prefeito Flávio Filho compareceu ao evento de forma virtual, pois está participando da 24ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Na ocasião deixou sua mensagem em relação a importância da Conferência e ao passo agradeceu o esforço de todos em busca de melhorias para o município.

A conferência foi um espaço aberto onde todos puderam contribuir com ideias e sugestões que ajudem a melhorar o sistema de saúde municipal, com o intuito de garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população. Todos foram muito bem-vindos e incentivados a participar deste importante evento que certamente contribuirá para a construção de um futuro melhor para a saúde pública em Amontada.

#Saúde 03/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Reinauguração da UBS do bairro Buenos Aires

Na noite de ontem (02/02) como parte da programação alusiva ao aniversário de 38 anos do município, o Governo Municipal de Amontada, através da Secretaria de Saúde realizou a reinauguração da UBS de Buenos Aires.

A Unidade Básica de Saúde foi reinaugurada, buscando promover a qualidade de vida da população local, melhorando o acesso da comunidade à rede de saúde.

Para o secretário de Saúde, a nova UBS vai oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, proporcionando maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários. "Que todos os moradores a serem atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos. É mais um passo dado para o fortalecimento da atenção básica no município", concluiu o secretário.

O novo espaço conta com oferta de atendimentos de uma equipe da Estratégia de Saúde da Família, (clínico geral, dentista, enfermeiros, agentes comunitários, técnicos de enfermagem, recepcionista e auxiliar de consultório dentário).

A nova unidade de saúde conta com um médico, um consultório de enfermagem, consultório odontológico, sala de triagem, sala de curativo, sala de medicação, sala de expurgo, sala de esterilização, banheiros masculino e feminino para cadeirantes, banheiros para funcionários, depósito para materiais de limpeza e copa.

Conforme a fala do prefeito de Amontada, o investimento de R$ 252.276,00, trará impacto positivo na rotina dos usuários do SUS do referido bairro.? "Estamos juntos sempre buscando o melhor para a nossa cidade, pois sabemos o quanto esta benfeitoria significa para toda população que busca atendimento de saúde em nosso município. Com muito trabalho e aos poucos, estamos construindo uma nova história em nosso município", destacou o prefeito.?

#Saúde 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura entrega a UBS do distrito de Mosquito

Hoje, 26, a Prefeitura de Amontada deu início às inaugurações e ações alusivas ao aniversário do Município, que neste ano comemora-se 38 anos.

A Unidade Básica de Saúde do distrito de Mosquito, que homenageia a Verônica Teixeira de Melo, reinaugurada hoje, é uma conquista da comunidade.

Com investimento em torno de R$ 51 mil, a UBS conta com sala de preparo, sala de vacina, esterilização, consultório de enfermagem e médico, e o grande ganho, também, o consultório odontológico, mais diversos equipamentos.

Para o prefeito, a reinauguração da UBS é o resultado do trabalho da atual administração para a comunidade. Que todos os moradores que serão atendidos se sintam acolhidos e que usufruam desta bela e moderna unidade, equipada também com a nova cadeira odontológica, equipamento que vem para reforçar a qualidade e ampliação dos serviços odontológicos na comunidade como a população merece. Os desafios são grandes, as demandas sempre crescentes, mas continuaremos trabalhando para que a população tenha um atendimento diferenciado, de qualidade.

Tudo que é bom precisa acontecer e está acontecendo.

#Saúde 07/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA HOMENAGEIA OS AGENTES DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE À ENDEMIAS DE AMONTADA

Celebrado em 4 de outubro, o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE), reforça a importância desses profissionais que atuam na estratégia de saúde da família.

Em Amontada, o trabalho desenvolvido é fundamental para o acesso à rede pública de saúde. Por isso, a Prefeitura de Amontada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), homenageou aos ACS's e ACE's durante evento realizado na manhã do dia 07 de outubro. Atualmente, Amontada conta com 98 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 23 Agentes de Combate às Endemias (ACE), totalizando 115 profissionais.

O prefeito municipal parabenizou e reconheceu a importância dos ACS e ACE. "Quero externar todo o nosso reconhecimento, carinho e admiração pelos profissionais compromissados com o trabalho desenvolvido por cada Agente de Saúde e de Endemias, entre a gestão e a comunidade amontadense", frisou.

No momento, foi entregue uma placa de homenagem e reconhecimento aos Agentes de Saúde e aos Agentes de Endemias, além de um kit com bota, macacão, boné e uma bolsa, que serão utilizados no dia a dia de trabalho.

Esteviram presentes na cerimônia, o secretário de Saúde, coordenador da 6ª ADS, Mário Couto, articuladora ADS Itapipoca, Vilma Oliveira, chefe de gabinete, presidente da Associação dos Agentes de Saúde, Teodoro Sousa, coordenador do setor de Endemias, Deon de Lima, coordenadora da Vigilância e Epidemiológica, Priscila Sousa, coordenadora da Atenção Primária, Graça Marques.

#Saúde 03/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Amontada é destaque em primeiro lugar na vacinação menor idade

A Prefeitura de Amontada tem a satisfação de compartilhar que o município está em primeiro lugar na vacinação de menor idade da região, e em terceiro lugar do Estado.

Esse resultado é fruto de uma equipe que tem responsabilidade com os amontadenses, e que mesmo na pandemia de sobrecarga da vacinação contra a COVID-19, conquistaram destaque de vacinação de nossas crianças.

É importante enfatizar que este é um dado histórico em nosso município.

Gratidão aos heróis e heroínas da saúde, e aos pais das crianças que contribuíram para que esse resultado fosse positivo.

#Saúde 02/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Heróis e heroínas da Saúde de Amontada recebem homenagem na Festa da Padroeira

A comunidade católica amontadense está em festa, pois está acontecendo as novenas em homenagem a Padroeira de Amontada.

Ontem, 01, na quarta novena que teve como celebrante Padre Aldo Teixeira, a Prefeitura de Amontada fez uma homenagem a todos os que prestam serviço a saúde do município.?

Dentro da programação, durante o ofertório, funcionários da Secretaria de Saúde doaram 13 cestas básicas e também contribuíram individualmente com valores em dinheiro.?

Após a homilia, a Coordenadora do CAF (Central de Assistência Farmacêutica), Vânia Mary Teixeira, professou lindas palavras de agradecimento por toda a dedicação e esforço dos homenageados.?

Estes por sua vez, foram aplaudidos de pé por todos os presentes onde puderam receber as bênçãos do padre celebrante.

No momento, também foi dado início a campanha de natal 2021, que tem como tema "Gratidão aos heróis e heroínas da saúde".

#Saúde 16/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação para comorbidades e deficientes nos distritos de IcaraÍ e Sabiaguaba Acontecerá na próxima quinta-feira, 17 de junho
#Saúde 23/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Combate a dengue: Prefeitura de Amontada mantém ações de prevenção as arboviroses. A população precisa estar atenta ao outro grande inimigo da saúde pública tem visitado silenciosamente os lares, durante o confinamento.
#Saúde 26/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Amontada lembra a importância da campanha Fevereiro Roxo e Laranja Combate à leucemia, Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer.
#Saúde 19/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM AMONTADA
www.amontada.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 23:39:41